Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

13 Out, 2008

"Re voltados"

 

 
Até pode acontecer que também sejam revoltados, mas não é nessa qualidade que me apetece chamá-los aqui. Talvez agora já nem sejam muito conhecidos do grande público, daí que o interesse geral se dirija para outras novidades mais convidativas. Não se trata pois de revoltados, mas sim de re voltados a uma actividade que já os deixara marcados nos mais diversos aspectos. Principalmente, num aspecto comum a todos eles.
Há pessoas assim. Sofrem um revés, sofrem o segundo e, às vezes, o terceiro e outros seguidos, até que parecem conformar-se com o insucesso, e também parecem afastar-se de vez, dedicando-se a outras tarefas mais consentâneas com as suas reais competências. Não têm problemas com o emprego, como o vulgar cidadão. Há sempre qualquer coisa.
Segue-se um período de silêncio mais ou menos longo, em que tudo indica que se trata de uma adaptação à nova actividade. Não há comentários, não há reacções a comentários, já não há adversários, nem tão pouco inimigos. Como agora se diz na gíria, está tudo bem. Até para nós, que nos vamos vendo livres de um ou outro, embora ainda fiquem de sobra.
Mas, lá diz o povo, que não há bem que sempre dure. Quando parece que já ninguém se lembra deles, eis que voltam uns, e re voltam outros, aparentemente cheios de novas forças, esquecidos das velhas fraquezas que haviam tido. Criticam factos sobre os quais nunca foram capazes de pensar, muito menos de os levar a bom termo. Apontam fraquezas a outros, quando a falta de força própria os levou ao fracasso. Pretendem agora contribuir para um debate que nunca conseguiram aguentar anteriormente.
Aparecem envoltos numa auréola que lhes criam os seus ex-apaniguados, como se anunciassem o regresso de heróis, salvadores da pátria, quando sabemos que não são mais que auto derrotados de uma época não muito distante. Exemplos desses não faltam por aí, e os seus nomes, alguns, até já quase nos passam ao lado da memória. Mas eles insistem em que não podem cair no esquecimento.
E então, voltam, ou re voltam, ainda que revoltem muita gente.