Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

10 Fev, 2013

Os bons palhaços

 

O ano tem apenas quatro dias de Carnaval para que os seus palhaços, os seus carros alegóricos e as suas acaloradas meninas se mostrem pelas ruas nos desfiles em que milhares de bem vestidos se juntam à palhaçada.

O Largo do Rato já ontem mostrava muita animação com palhaços no local e muitos palhaços a fazerem a festa longe dali, na espectativa, que para eles era certeza, de que a palhaçada lhes iria correr de feição. Parece que não.

Haverá quem pense que quatro dias é muito pouco tempo para compensar os trezentos e sessenta e um dias de lágrimas e desesperos que muitos portugueses têm necessidade premente de deitar para trás das costas.

Em S. Bento não costuma haver palhaçada aos sábados, mas ontem houve. O Conselho de Ministros quis fazê-la ontem, porque não há mais tolerâncias nos outros dias. Todos levaram tesouras, cortaram, riram, choraram e cantaram.   

Mas também há quem pense que nestes quatro dias, os foliões ficam a milhas de distância dos foliões que se divertem à nossa custa nos restantes dias do ano. Para eles, o melhor Carnaval é o que eles vivem o ano inteiro.

Muitos foliões, com vestes de palhaço ou não, passaram o dia de hoje, e talvez a noite, em bons hotéis, fazendo a sua animação. Inspirados, até podem cronicar sobre tralhas alheias, sem ver as suas e dos seus, que tanto admiram.

Manda o calendário que hoje é Domingo Gordo. Talvez o dia mais longo e mais festejado dos quatro que dizem ser de homenagem ao Entrudo. Os palhaços, comem, bebem e vestem os seus trajes para enganar a sociedade.

Nestes dias de Carnaval até parece que o país acerta o passo. Os governantes dizem o que não devemos fazer. Os governados, muitos e muitos deles, dizem-nos o que devíamos fazer. Dos dois lados, e nos restantes, não faltam palhaços.

Os pobres vestem-se de ricos e os ricos querem que os vejam com ares de pobres, como se uns e outros tivessem um gozo muito especial por conseguirem parecer o que, na realidade, não são.  

O Carnaval deste ano tem um encanto muito especial. Está de chuva. Não, não digam que isto está mau. Se estivesse sol não estaria melhor. Como também agora, no Carnaval, não há mais palhaços que nos restantes dias do ano.