Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

06 Mai, 2013

Portas segue Gaspar

 

Estive quase a escrever que Portas persegue Gaspar, mas desisti. Se houvesse realmente uma perseguição, no verdadeiro sentido da palavra, o resultado quase imediato seria um atropelamento, dada a velocidade de um e do outro.

Optei pelo termo segue, que quer dizer que não há o perigo de abalroamento. Gaspar, como se sabe é muito lento. Tem uma velocidade de cruzeiro baixíssima. Portas, pelo contrário, sempre foi rápido como um galgo.

Porém, agora, está a galgar as marcas do abrandamento. Quando fala, fá-lo de uma forma tão pausada, que parece estar a ler um texto escrito por Gaspar. Sendo evidente que até lê as vírgulas que lá não estão. Muito estranho.

Depois de analisar o fenómeno, concluí que Portas vê uma vírgula à frente de cada palavra, pura e simplesmente para ter tempo de olhar fixamente para quem o ouve e avaliar se está a ser escutado com atenção. Gaspar incluído.

Portas já sabe há muito tempo que Gaspar não lê bem. Portanto, daí não lhe vêm preocupações. Agora, o seu objetivo, é convencer Passos que sabe ler melhor que ele. Logo, está a ler à Gaspar, para se fazer perceber totalmente.

Daí que recorra às vírgulas, mesmo às que lá não estão, pois tem verificado que Passos diz a mesma coisa que ele, mas sem qualquer pontuação. É que, para ele, nem sequer há um ponto final que lhe salve os discursos. Uma seca.

Portas diz a mesma coisa que Passos, mas com outra suavidade. Com pausas. Lê as vírgulas. Passos, embala com tanta velocidade, que só vê a parede depois de bater. Portas, não. Acelera contra a parede, mas trava antes de bater.

Quando Portas meter corretamente a velocidade de Gaspar, nunca mais terá de se preocupar com as precipitações de Passos. Deixa-o bater. Depois, até pode vencer a velocidade de para/arranca do presidente Cavaco.

No momento presente, Portas é, de longe, o que melhor sabe falar. No entanto, apesar de tal faculdade lhe permitir ganhar a vida sem esforço, os portugueses não ganham nada com isso. Mas, com Gaspar também não.