Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

 

O dirigente da UGT recentemente empossado foi a S. Bento ao primeiro beija- mão da sua nova função, naturalmente de cortesia pelo que, certamente, não se esperaria que fosse mais que isso. Mas foi, pelo menos aparentemente.

Ao sair do palácio, satisfeito com o êxito alcançado, não tardou a justificar o seu contentamento. O primeiro-ministro garantiu-lhe que os cortes que anunciara dias antes nos pensionistas e reformados, já não se realizariam.

O dirigente sindical não será tão otimista que pense que tal garantia, dada à sua pessoa, se deve a uma disposição de satisfazer qualquer reivindicação sindical, menos ainda da parte da UGT. Portas não está aí sindicalizado.

Então, só pode depreender-se que o senhor Silva da UGT, foi aliciado com o primeiro rebuçado, na esperança de que a boca doce de um anúncio da dimensão e o alcance do problema das reformas, é demasiado tentador.

E o senhor Passos do governo sabe muito bem quanto vale o apoio de uma central sindical no contexto de uma negociação externa. Principalmente, quando esse apoio surge como tábua de salvação no meio do isolamento.

Fico a pensar que, se tudo isto não foi combinado com o senhor Portas, vai haver mais uma birra baseada nos louros da decisão que levou ao recuo de propostas tão enfaticamente anunciadas ao país, num discurso dramático.   

Estas jogadas que, aos olhos de uma certa opinião pública e até publicada, parecem normais, só o são nesta bagunça política em que o país se encontra mergulhado. Já não se acredita em ninguém. A língua deles é um equívoco.  

Há quem aplauda discursos em delírio para, no dia seguinte, cair em si e reconhecer que, afinal, era motivo para ter assobiado. Há quem se sinta ofendido e amesquinhado quando, no dia seguinte, afinal, se sente confortado.

Quando os meninos comem os primeiros rebuçados, é normal ficarem todos lambuzados. O que se espera do senhor Silva da UGT é que não se deixe deslumbrar com fogo-de vista. Nem com rebuçados que podem virar amargos.