Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

09 Ago, 2013

O ÓPIO DO POVO

 

Bem podem dizer e repetir que o futebol é o ópio do povo que, nem por isso, corresponderá plenamente à verdade. Popular sim, ópio não. Há muita gente do povo que não morre de amores por essa quase doença.

A bola está aí para gáudio de muitos saudosos que não vivem a sério no defeso, sem jogos, sem picardias, sem animação. É bem provável que o clima demasiado quente, comece a refrescar com uns baldes de água fria.

E também é bem provável que os partidos políticos e os seus doentinhos, sejam parcialmente acalmados pelos clubes de futebol e pelos seus doentes febris, já que é muito difícil curtir duas doenças ao mesmo tempo.

O ópio do povo tem assim duas espécies de consumidores que são, no fim de contas, dois povos, com uma terceira parcela de neutros. Ou seja, há dois ópios, com outras alternativas, para os dois povos maioritários.

Pena é que a espectativa para curtir o ópio da bola e o ópio da política, não ser nada animadora. Nesses dois campos, a batatada parece crescer a olhos vistos. Com os respetivos árbitros cegos, surdos e mudos.