Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

28 Ago, 2013

UNIVERSITÁRIOS

 

O Alentejo ganhou esta semana mais duas universidades. Castelo de Vide e Évora foram as localizações escolhidas para albergar estes universitários que vão terminar a semana com um canudo na mão. O canudo do verão.

Já ouvi nomes de catedráticos que vão certamente espalhar sabedoria política, já que é essa a finalidade destes cursos de verão. Tudo gente famosa, com valiosos créditos e méritos de vidas cheias de competência.

Os universitários, a nata da esperança dos partidos organizadores, estão imunes ao chumbo. Serão eles os futuros substitutos dos catedráticos desta semana e os futuros governantes do país, se necessário, na próxima.    

O ensino superior tem estado sob grande pressão para reduzir despesas, abrangendo até algumas essenciais. Por abandono de muitos alunos e aumento das propinas, também diminuem, e muito, as respetivas receitas.

Não me parece que as universidades de verão, com cursos de canudo garantido no fim-de-semana, entregues por reitores que não sentem cortes nos seus orçamentos, cobrem sequer uma propina para a cantina.

Este é um bom exemplo de como universidades privadas, no caso as de verão, conseguem fazer das tripas coração, para formar doutores de borla, coisa que as públicas não conseguem cobrando propinas o ano inteiro.