Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

23 Out, 2013

TORTURA

 

 

Para se escrever um livro sobre um tema tão doloroso é preciso ter muita experiência acumulada sobre a matéria. Depois de dois anos de estudos, finalmente, Sócrates foi capaz de vencer a tortura do curso de domingo.

Não serão de excluir ajudas indispensáveis como as de Relvas, Passos ou Cavaco, no sentido de lhe fornecerem muito material para encher as páginas desse livro. Se é que ninguém lhe fez o favor de lho escrever.

Sócrates foi um torturado durante muitos anos, em que aguentou estoicamente todos os instrumentos de tortura de que dispuseram os seus torturadores. Agora, estará transformado num torturador implacável.

Pelos vistos, os seus amigos crescem depois da tortura, enquanto os seus torturadores não deixam de ver minguados os círculos por onde se movimentavam com grande envolvimento de seguidores.

É assim a política e é o que acontece aos políticos que não sabem medir a dimensão dos problemas em que se metem. Mas também é uma lição para todos os que falam demais daquilo que sabem muito pouco.

Depois, há os outros. Os que sabem muito bem naquilo que se metem, mas sabem melhor ainda o que pretendem tirar daquilo em se metem. Mesmo sabendo que o tempo não aguenta tudo para sempre.