Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

afonsonunes

afonsonunes

25 Jun, 2008

Só neste país

 

 

Se um automobilista rodando a cento e cinquenta à hora atropela mortalmente alguém dentro de uma localidade, logo haverá quem se insurja veementemente com o desabafo, “só neste país…”, porque ninguém faz nada para acabar com esta vergonha…

Se o mesmo automobilista, à mesma velocidade, no mesmo local, não atropelar ninguém, mas for multado por excesso de velocidade, logo haverá quem se lamente tristemente, “só neste país…”, isto é caça à multa, é o estado, ou o governo, a roubar os cidadãos, a arranjar dinheiro para…

Isto é apenas um exemplo dos inúmeros que se podiam dar, para o mesmo tipo de comentários que se ouvem a toda a hora, em qualquer lado, a propósito das mais variadas situações.

Este país aguenta tudo o que certos cidadãos lhe colocam em cima, convictos de que são um exemplo de perfeição e um modelo de bom comportamento cívico e moral. Até podem ser qualquer coisa parecido com isso mas, o que não são de certeza, é pessoas equilibradas dentro de uma sociedade com regras, onde as atitudes não devem ser doentiamente tendenciosas.

“Só neste país”, é uma frase que dá para tudo, para o bom e para o mau. Mas, é muito difícil essa frase exprimir um sentimento correcto, já que nenhum país do mundo é tão mau, no seu todo, como de igual modo nenhum será tão bom, que justifique esse exagero de apreciação e qualificação.

Também seria um exagero de expressão dizer que “só neste país” é que há viciados no mau uso da língua, mas que neste país há muitas línguas a precisar de uma boa escovadela, lá isso é verdade.

Este país só teria a ganhar.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.