Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

25 Abr, 2014

A MANGUEIRA

 

 

Quando a seca aperta, não há como um bom jacto de mangueira para regar tudo o que está a esmorecer, para restaurar o viço e a frescura perdidos, não ignorando o indispensável tacticismo da rega.

É que a rega, como a política, tem muitas táticas. Umas com a mangueira mais direita, outras com a mangueira mais descaída. Rega, é sempre rega, ainda que com a mangueira apontada à democracia.

Se o agente regador não tiver vistas curtas, até pode regar também a liberdade do mesmo modo. Sempre, todos os dias, com muito cuidado, não vá a falta do tacticismo adequado estragar a rega toda.

Há a ideia generalizada de que os agentes políticos são os melhores regadores, embora nem sempre se compreenda como é difícil que eles não reguem todos do mesmo modo. Táticas erradas, claro.

Não admira pois, que essa descoordenação no uso das mangueiras, resulte em regas de vistas curtas e, devido à consequente secura, se note que há um bafio que cria entre eles, um mal-estar evidente.       

Este tacticismo dos agentes de rega pode levar gente menos atenta, a confundir bafiosos com mafiosos, o que seria desastroso para a verdade democrática que todos eles, e eu também, tanto presamos.

Agora, o que é mais difícil de compreender é que, entre os regadores de mais prestígio, os mais responsáveis, não consigam encontrar entendimentos quanto ao uso das mangueiras. Será, vistas curtas?

Ora, havendo um presidente da associação de rega à mangueira, mais se estranha que ele não ponha ordem nos seus associados. Assim, ficamos na dúvida se ele está a regar segundo as boas regras.

Depois, vem o secretário da associação dizer que sabe bem do que fala, quando se trata de regar a liberdade e a democracia, pois desde pequenino nunca fez outra coisa, na escolinha onde aprendeu tudo.

Isto que vou dizer é uma inconfidência que não me fica lá muito bem, mas não resisto. Os pequeninos, lá na escolinha, quando vão ao jardim, gostam de regar as plantas com a sua mangueirinha.