Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes


A SIC vai apresentar mais logo um programa cujo tema é 'a verdade sobre a mentira'. Suponho que a intenção é evidenciar as mentiras que atualmente infestam a sociedade, a ponto de pretenderem, e muitas vezes conseguirem, abafar as verdades.

Entendo que é um assunto que vem muito a propósito, pois todos os dias somos injetados com verdades vendidas como mentiras e mentiras impingidas como verdades. É óbvio que só os espíritos vulneráveis e desinformados são atingidos. Mas eles são muitos.

Obviamente que todos aqueles que estão imunes a essas investidas, não vão na onda. Mas as consequências das mentiras em quem as aceita, são um veneno que atinge o país, logo, todos os portugueses, por minarem a confiança nas instituições.

Há campanhas perfeitamente organizadas por especialistas em trocadilhos e truques que baralham tudo, por forma a que as coisas se apresentem confusas ou mesmo subvertidas. Sempre que as verdades não vão de encontro aos seus interesses.

Receio bem que a reportagem de hoje à noite na SIC, não coincida bem com a necessidade da discussão do tema. É isso que tem acontecido muitas vezes, quando se chama para esses debates ou discussões, alguns dos admirados ilustres da mentira.

Teríamos então, a mentira sobre a verdade. Ou quando muito, no fim do programa, estaria toda a assistência a perguntar o que dali saiu de novo. É assim um pouco como aquele 'prós e contras' da RTP. Há anos que se discutem coisas que não mudam nada.

Tudo porque, em lugar de se concretizarem e denunciarem as mentiras que encobrem as verdades, acaba sempre por se valorizarem essas mentiras deixando as verdades bem escondidas. O problema está em descobrir o que está 'sobre'.