Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

28 Abr, 2014

A PRIMEIRA VEZ

 

 

A Antena 3 diz na sua publicidade que a ‘primeira vez é sempre na três’. Gostava que eles me explicassem como é que conseguem isso. Não é fácil, pois para tudo há sempre uma primeira vez. 

Por exemplo, ainda estou para saber se a primeira vez que o governo bateu o pé à troica, foi obra da Antena 3, ou se estamos perante uma gracinha de publicidade que Coelho e seus pares ignoraram.

Tenho cá uma desconfiança que foi uma oferta surpresa aos camaradas Arménio e Jerónimo, bem como uma flor, à simpática Catarina. É um gesto bonito para quem tanto faz por ajudar.

E essa minha desconfiança, mais sentido faz, pelo interesse de Portas em manter boas relações com a esquerda útil, aquela que faz oposição mais eficaz à outra oposição. É preciso ter sentido eleitoral.  

E, já agora, se os representantes da troica acederam a baixar a cabeça perante o murro na mesa, dado pela poderosa e, também, teimosa, ministra das Finanças. Ou do faz-me rir Paulo Portas.

A verdade é que ambos conseguiram ter a sua primeira vez, nesse memorável murro na mesa, que tem um valor duplo, se tiver sido dado por ambos, ao mesmo tempo. Mesmo fora da Antena 3.

Mas, valeu a pena. Aposto que os compadres viraram negociadores por se encheram repentinamente de coragem, de tal forma que fizeram tremer a mesa e, de certeza, os seus agora opositores.

Esta primeira vez demorou três anos a acontecer. Não sei se ela foi combinada. Ou desejada. Ou forçada. Mas foi demorada. Espero que tenha sido, pelo menos, fruto de uma vontade comum e espontânea.