Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

10 Jan, 2015

AMANHÃ

 

Em Portugal as manifestações estão em vias de desaparecimento. Suponho eu, porque já poucos acreditam na sua eficácia como forma de lutar por qualquer coisa que se pretenda. Mesmo por grandes causas.

Evidentemente que tal desinteresse das massas não acontece por acaso. Em primeiro lugar, parece estar o medo de represálias por parte do poder. Depois, entre outras razões, há a convicção de que já não vale a pena.

A teoria de que o povo só tem que se manifestar por ocasião das eleições, é o argumento de todos aqueles que estão do lado do poder. Para eles, ou para muitos deles, até as eleições são infetadas com a ignorância do povo.

Amanhã vai ocorrer uma grande manifestação em Paris. Juntar-se-ão manifestantes europeus e até extra europeus. A causa é conhecida. Mas é duvidoso de que todos eles se identifiquem plenamente com essa causa.

Amanhã vão estar em Paris governantes e líderes políticos que nada fazem nas suas práticas diárias, para que ninguém ofenda as liberdades que vão aplaudir, especialmente a de expressão. Em todas as suas vertentes.

Não sei se estarão em Paris muitos ou poucos portugueses idos expressamente de Portugal para a manifestação. Mas eu, como muitos outros, não vou estar lá presencialmente. Mas vamos estar em espírito.

Pois alguém estará lá, por mim e por todos os portugueses. Alguém que se orgulha da informação que temos. E que gritará a plenos pulmões, as suas convicções, para que Paris e o mundo saibam o que somos e o que temos.