Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

15 Dez, 2014

AMIGOS

 

Passos disse há dias que os políticos não são todos iguais. É verdade. Até porque ele é único e, como tal, nenhum outro lhe chega aos calcanhares. Depois, imagino que nenhum outro político tem amigos como ele.

Pois, os amigos também não são todos iguais. Bem sabemos que não há só almoços grátis. Tal como não há amigos grátis. Basta dizer que os amigos são para as ocasiões. Uns, para as boas ocasiões, outros para as más.

Passos sabe quando a culpa não vai morrer solteira. Como isso compete à justiça, é de crer que tem lá amigos que não o deixam mentir. Talvez sejam os mesmos que não tocam nos seus amigos, nem nele próprio.

A mesma sorte tem o comentador Marcelo, que se farta de badalar coisas e loisas nos domingos à noite. Li em qualquer lado que o amigo banqueiro Salgado lhe dava estadia em casa de luxo para as suas férias no Brasil.

Não há férias de luxo grátis. Daí que, obviamente, não haja comentários grátis. Mesmo aqueles que não vão diretamente aos amigos de sempre. Mesmo até aqueles que vão direitinhos aos inimigos dos seus amigos.

Neste círculo de amizades e inimizades, há opacidades que escondem e opacidades que descobrem. Os amigos de uns, são logo tratados como criminosos, enquanto os amigos de outros são tratados como intocáveis.

Tudo isto no contexto de que os mesmos indícios, uns são para ser esclarecidos, outros para ser ignorados. Justo seria que todos os indícios tivessem sempre o mesmo tratamento. Com tudo pago na mesma moeda.