Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

31 Out, 2014

CONDECORAÇÃO

 

Barroso terminou hoje, sexta-feira, trinta e um de Outubro, o seu mandato no cargo de presidente executivo da União Europeia. Hoje mesmo, foi anunciado que vai ser condecorado pelo presidente Cavaco.

Se eu fosse uma pessoa que eu cá sei, diria, qual é a pressa, e repetiria, qual é a pressa? Talvez porque hoje, sexta-feira, é dia de Halloween, portuguesmente falando, dia das bruxas. Mas não, dia de caça às bruxas.

Tendo em conta a pressa na condecoração, justíssima, e o simbolismo do dia de hoje, deve também haver pressa excecional na execução do evento. Ora, amanhã é sábado, dia de todos os santos. Dia não útil, mas simbólico.

No dia seguinte, domingo, é dia de finados. Dia não útil, mas cheio de simbolismo negativo. É de crer que, por motivos adversos de calendário, não deva ocorrer já, a urgente e mais que justa distinção a Durão Barroso.

Pena não ter sido hoje, coincidindo com a data que ficará para a história da união. Mas, sobretudo, para as histórias que Barroso poderá contar no futuro, a quem o quiser ouvir. Mas, já foi boa, a comunicação de hoje.

É verdade que ele vai ter muito tempo para todas as homenagens e distinções que os nacionais quiserem vir a prestar-lhe. Incluindo as condecorações. Vendo bem as coisas, ele não é um entre todos os santos.

Mas, também não é nenhum finado, para se rezar por ele em dia de condecoração apressada. Portanto, vamos aguardar serenamente, pois o que tiver de ser, será. E o que tem de ser tem muita força. Haja calma.