Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

05 Fev, 2015

CUIDE-SE DOUTOR

Mário Soares anda mesmo a pedi-las. Daí que eu não tenha problemas em lhe dizer que se cuide, pois há quem tenha vontade de lhe tratar da saúde, só pelo facto de tocar em quem se julga ao lado de qualquer crítica.

E se lhe digo que se cuide é porque tenho a certeza de que ele não vai pensar que estou a ameaçá-lo. Nem nunca poderia ter essa presunção: eu a dar-lhe conselhos, ou a preveni-lo dos perigos que julgo que ele corre.

Por mim, não tenho dúvidas de que ele sabe o que diz e o que faz, apesar de tanta gente o olhar já com aquela complacência que muitos deviam ter em relação a si próprios. A lucidez não não se mede pela idade. É óbvio.

Como se não houvesse tanta estupidez e falta de bom senso em gente muito mais nova que ele. E é precisamente essa gente que quer calá-lo. Vá lá saber-se porquê. Ou vá lá saber-se por que têm tanto medo dele.

Anda por aí muita gente que não sabe o que diz nem o que faz, que por acaso até bota asneirada da grossa, e ninguém se mete com ela. Ninguém diz que é preciso responsabilizá-la. Mas, Mário Soares devia estar calado.

Mesmo porque aquilo que ele diz, normalmente, é tão sensato que devia receber agradecimentos por estar a tentar evitar problemas mais ou menos complicados. Por isso é que há muito quem diga que ele é fixe.

Portanto, não faz sentido, dizer-se que quem é fixe, seja uma ameaça para alguém, ou faça ameaças só para assustar quem quer que seja. Acontece que talvez haja gente que não se sinta confortável com o que diz e faz.

Para quem entende que Mário Soares é um perigo pelas ameaças que faz, devia lembrar-se que, se o consideram mentalmente incapaz, também não o devem considerar fisicamente uma ameaça. Deixem falar quem fala.

Mesmo que fale de órgãos de soberania, cujo órgão máximo Mário Soares já representou. É curioso que ele já tenha tido palavras bem mais duras para com o governo e a presidência e não se ouviram queixas por isso.

Do mesmo modo, Mário Soares faz parte daquele grupo de políticos que mais foi, e ainda é, atacado e insultado por muita gente. E, no entanto, não tem o hábito de vir a público a pressionar alguém para que os prenda.

Nem seria preciso dizer que não tenho nada a ver com Mário Soares. Mas tenho tudo a ver com quem quer subverter princípios que me norteiam. Combater ou defender princípios não é o mesmo que odiar pessoas.