Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

afonsonunes

afonsonunes

04 Abr, 2015

DEPOIS DA NÉVOA

 

Por enquanto ainda estamos debaixo de uma névoa que nos dificulta a vida. Nem seria preciso dizer que é fria, incómoda e perturbadora do alcance das nossas vistas. Mas é o que temos e tarda o dia do seu fim.

Tem sido uma névoa que tem permitido pouco mais que umas idas a visitas a amigos íntimos, funerais, inaugurações, entrega de medalhas, balbuciar elogios, quantas vezes contraditórias com o ar da névoa.

Aguarda-se que ela se levante, ou melhor, que ela se deite, para que o país largue de vez este ar de rostos gelados e fechados. Atrás dela virá qualquer coisa melhor. E já começam a andar coisas no ar. Mais quentes.

À primeira vista a diferença até parece muito pequena. Primeiro surgiu o rumor de que um Neto se preparava para chegar. Só não se sabe ainda quem é o avô. Agora já se fala de um Nóvoa. Diferente de névoa, óbvio.

Ao Neto e ao Nóvoa não tardará a juntar-se algum Nódoa. E certamente que não se ficará por aqui. O país precisa que, a seu tempo, se desanuvie este pesado ambiente frígido de cortar a canivete. E se deixe de roteirices.

Se estivesse a falar de presidentes, diria que o país precisa de um governo, mas não precisa de um presidente que governe. Precisa de um presidente que obrigue o governo a governar. E não de um presidente governado.

O país precisa ainda de um presidente que acabe com os corporativismos que ensombrem a verdade da democracia e tornam difícil, senão impossível, uma boa governação, livre de veladas ameaças ou chantagens.

Há órgãos, autonomias e soberanias. Mas há, tem de haver, quem as una e não deixe que elas desagreguem as funções do Estado, em todas as suas vertentes. Verdadeiramente, só um bom presidente, o pode fazer.

Com Netos, Nóvoas ou outros e outras, sim. Com Nódoas ou com Névoas, nunca mais. Já tivemos grandes corta fitas. Agora é preciso cortar com a grande névoa. Que venha quem nos mostre bem, tudo o que sabe fazer.

(Nota: Aproveito para desejar Boas Festas a quem passa por aqui.)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.