Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

afonsonunes

afonsonunes

24 Mai, 2015

DESCARADA

 

O descaramento pode até vir a ser uma virtude. Se tiver o condão de nos revelar intenções que andavam mais ou menos escondidas. Ou revelar aquilo que se julgava ser só uma tendência para a mentira do costume.

Dizia-se que nunca se faria uma determinada coisa e, passado pouco tempo, aí estava ela consumada. Isto, é, tem sido, o procedimento normal da governação. Agora, já não se mente para esconder as maroteiras.

Descaradamente, já se diz que vai fazer-se o que não deve. Assim em jeito de uma coragem repentina de quem sabe que as mentiras já não pegam. E é assim que um defeito pode, afinal, vir a tornar-se numa grande virtude.

É bom sabermos a tempo e horas o que nos querem fazer. Dito sem rodeios, mesmo que descaradamente, ainda que cinicamente, nos queiram vender tortura por carícias. E saber-se quem já nos fala verdade.

É bom que tenhamos consciência de que a sua verdade reside apenas na verdade das suas intenções. Mas isso já é um avanço muito grande. Já só se deixa enganar quem quer. Porque há quem venda outras verdades.

Há quatro anos prometeram-nos tudo, mas não nos deram nada. Tiraram-nos quase tudo. Hoje, como já não adianta prometer, têm o descaramento de confessar que vão continuar a tirar. Para que fiquemos com mais.

Há uma boa verdade que é a do, tira. Mas há uma má mentira que é do, põe. Como se fosse possível tirar-nos o que temos e ficarmos com mais do que tínhamos. Isto, nem em contas de merceeiro bate certo. Oh D. Maria!

Fico na dúvida se pretende convencer-nos a confiar em si, através da sua coragem pelo engodo, ou se quer mesmo que a mandemos embora, com votos de boa viagem. É que, frequentemente, há quem se canse e desista.

Pelo ambiente que certamente sente à sua volta, há uma de duas posições a tomar. Ou segue pela rota do descaramento que conduzirá ao fim da linha, ou opta pela vereda da dissimulação para chegar ao fim da linha.

Falar de alternativas ao fim da linha é tempo perdido. Falar de tempo perdido é reconhecer o erro na direção. Porém nem tudo será negativo. Com o tempo há erros que dão boa compensação. É só aguardar a sua vez.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.