Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

21 Dez, 2014

ESCOM ALHA

 

Agradeço que não se confunda escom alha com escumalha, pois não gosto nada de criar confusões seja lá a quem for. É bem sabido que a escumalha, volta não volta, vai para a prisa, enquanto a escom alha anda à solta.

Já tenho perguntado muitas vezes a mim mesmo, qual será a diferença entre uns e outros. Quer dizer, eu já sei a resposta verdadeira há muito tempo. Mas o que eu queria descobrir, era uma resposta que me engane.

É que assim, seria eu a enganar-me a mim próprio. Na realidade, não gosto de ser enganado pelos outros. É o que acontece quando me dizem que a escom alha é séria e enriqueceu a trabalhar à vista de todos.

De todos não, porque o que eu vi foi coisa bem diferente. E até anda aí em letras pequeninas nos jornais e em surdina em alguns telejornais. Contudo, isso não justificaria que ficasse esquecida de quem de direito.

Mais. Que quem de direito não procure saber de onde veio e para quem foi o cacau, que os tornou felizes e isentos de contas direitas. Sim, porque o facto de serem de direita, é trunfo para que ganhem em todos os jogos.

O mesmo não se passa com a escumalha. A escumalha não pode ter dinheiro, porque não o ganhou. Roubou-o. Logo, não o declarou ao fisco. Se o fizesse, era roubada. Quer fazer o mesmo que escom alha. Não pode.

Escumalha e escom alha. Tão parecidas no nome e tão diferentes no tratamento. Uns vivem ao sol, outros vivem à sombra. Com a escom alha, anda um rebanho enorme, sob o olhar de um pastor cego, surdo e mudo.

Ainda estou para saber como é que me deu para falar, perdão, escrever sobre tão delirantes pensamentos. Só pode ter sido porque ouvi isto em algum lado. Ou então, na última noite dormi sobre o lado esquerdo.