Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

25 Jul, 2014

FAMÍLIA

 

 

Estou um bocado baralhado com o que oiço sobre novos conceitos de família e modos de a proteger, ou talvez não. Tradicionalmente, os filhos, logo que tivessem idade e condições, iam trabalhar.

Até para proteger os ascendentes que deixavam de o fazer pela idade, ou pela falta de saúde. Esta era a melhor forma de proteger a família. Não é tirar de umas famílias para dar a outras, sem critério.

Sem saber quais delas realmente precisam e sem ver se estas não estão a ver-se ainda mais sacrificadas para ajudarem as que menos precisam. É o caso de baixar impostos a umas e aumentá-los a outras.

Só por se ter ou não ter filhos. Tantos avós sustentam filhos e netos com os seus magros proventos. Que os podem ver reduzidos a fim de dar benefícios a quem tem bons rendimentos. E têm belos animais.

Hoje, há famílias que gastam balúrdios com o sustento e trato de animais de estimação. Como têm filhos, vão ver os seus impostos reduzidos. E o viúvo ou a viúva, cuja única companhia é um gato?

Não está em causa o carinho que devemos aos animais de estimação, mas a simples comparação com o despudor da ausência de direitos que são sonegados a pessoas que a sociedade atual hostiliza.

A melhor forma de defender a família é garantir que ela tenha condições para orientar a sua vida com trabalho, criatividade e união. Não é dar-lhe esmolas como regalias, ou benefícios misericordiosos.

Direitos são direitos, favores são favores e discriminação, positiva ou negativa, pode ser crime. A família é constituída por pessoas a quem deve ser garantido que tenha como meta criar a sua própria defesa.