Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

 

Vasco Pulido Valente, provavelmente, numa daquelas noites à Marcelo, lembrou-se de que havia uma palavra muito engraçada para descrever o governo saído das recentes eleições. A graça logo foi aproveitada por um gerigoto que nem a pólvora descobriu.

Claro que as noites de Marcelo e as noites de Vasco Pulido Valente serão apenas semelhantes nas insónias, cujas origens, ao que consta, são diferentes, tão diferentes quanto o são as maneiras de as atacar. E produzirão também, resultados diferentes.

Mas isso é lá com eles. Marcelo seria incapaz de comparar um governo a uma geringonça, até porque pode ser gerigoto noutras matérias, mas nessa não, como bem o provam as suas referências a todo o processo de formação e manutenção do mesmo.

Agora, o gerigoto Portas, que não descobriu nada, por enquanto, talvez por andar tanto tempo metido numa verdadeira geringonça, esse sim, logo aproveitou a brilhante ideia ‘Vascaina’ para botar figura à sua maneira, copiando, a tal ideia alheia.

Como tem alguns seguidores, brilhantes como ele, sem conseguirem ser gerigotos são, no meu entender, pardos ‘geringonceiros’ que talvez não consigam arranjar nada mais original e desinteressante para mostrarem os seus talentos. Mas, cada um é o que é.

Paulo Portas acaba de deixar a sua geringonça, quem sabe, porque nunca conseguiu transformá-la no sonho dos seus desejos. Mas, sai agora, deixando-a tal como a recebeu, numa quase insignificância real. Talvez mesmo numa orfandade temporária.

É caso para dizer que quem quer ‘geringonçar’, acaba por escangalhar a sua própria geringonça. Que é como quem diz, quem brinca com o fogo, acaba por se queimar. Neste momento, Portas não tinha já outro remédio senão procurar outra geringonça

Mas não há que ter pena dele, pois um bom gerigoto não está muito tempo sem descobrir onde ocupar o seu caro e precioso tempo. Não vai descobrir a pólvora, mas vai, certamente, ‘andar por aí aos tiros’, como continuarão a fazê-lo os geringonceiros.

Uma coisa é certa. Já mudou muita coisa com a pretensa geringonça. Dure o tempo que durar, já mostrou muitos dos podres que estavam ocultos. E outra coisa muito importante: já desencorajou muitos dos que não quiseram ficar a ser geringonceiros.

Disso é exemplo elucidativo Marcelo Rebelo de Sousa. Precisamente, ele, que é a esperança dos geringonceiros mais assanhados. Ganhando ou perdendo, bom ou mau ‘catavento’, não parece que esteja muito virado e apontado a essas ‘geringonceirices’.

Mas, a verdade é que tudo tem de passar pelo voto, essa coisa que alguns geringonceiros ainda não perceberam para que serve. Não serve para transformar vitórias insuficientes, em vitórias definitivas. É o conjunto dos votos que dá as vitórias.