Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

30 Jul, 2014

INSPIRAÇÃO

 

 

Como é normal, também eu tenho as minhas fontes de inspiração. Desta vez fui até à Turquia à procura de um governante que, pelos vistos, bem merece uma visita, a troco de bons conselhos de estado.

Não quero, contudo, falar só das mulheres e da sua honra nos termos em que o turco o fez. Vou mais longe e ponho a questão em relação ao estado, que bem precisa de bons conselhos. E rapidamente.

O vice-primeiro-ministro já teve conhecimento da doutrina mulheril do seu colega turco. Pois bem, mesmo sendo homem, deve seguir à risca o que ele quer para elas. Não deve rir em público. É muito feio.

Mas, pode ir um pouco mais longe, porque o seu ajuizado colega também previne que as telenovelas promovem a decadência. Ora nós, logo o nosso vice, temos uma forte tendência para as fazer. 

Agora, onde o vice turco é mais clarividente, embora muito redutor, é no entendimento de que as mulheres devem proteger a sua honra. A dele está protegida, mas a honra de muitos governantes não está.

Temo bem que a mensagem do vice turco não seja compreendida na plenitude do seu alcance. Os seus desejos são ordens. E pode acontecer que, por cá, não se permita que os homens chorem.

Pois admito que a sensibilidade do nosso vice se sinta afetada por quem chora e por quem perde o riso, retirando-lhe a sua saudável vontade de rir. De qualquer modo, não estará em causa a sua honra.

Provavelmente, os vices de todo o mundo são um misto do vice português e do vice turco. Sempre inspirados no que dizem e muito preocupados com o que os outros fazem. Inspiração de vices.