Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

31 Mar, 2014

MAL?

 

 

O pai do Pedro diz que o país está mal. Se o Pedro quisesse falar de coisas tão insignificantes, diria que o seu pai estava mal. Mas, o mais certo, é que o pai do Pedro não saiba o diz. E o ‘filho do pai’ não vai perturbar a família.

Já que o Pedro não quer, ou não pode falar, fico eu com esse encargo. Realmente o país está mal. Mas a família do Pedro não está bem. Porque a família deve estar sempre unida, já que o país o não pode estar.

Agora, eis a conclusão mais triste que se pode tirar: o Pedro não consegue manter a sua, dele, família unida. Mas tem a lata de dizer que o país está unido na defesa das suas aselhices. Pergunto: afinal quem é que está mal?

Numa coisa, pai e filho estão na mesma onda: ambos falam muito do passado, certamente cheios de saudades de outros tempos ou, sobretudo o filho, na convicção de que falar do passado lhe reabilita o presente.

Para o pai, adivinha-se que o futuro é sombrio. Para o filho, o futuro tem de ser risonho. Vá lá a gente, entender esta gente. É caso para a gente que não entende o que se está a passar com tanta gente, começar a rezar.

Custa a crer que, no meio de uma sociedade de tanta gente que está bem, haja um filho que deixa parecer que o seu pai esteja mal. A menos que nada possa fazer para o ajudar. Mas ajuda tanta gente que não precisava.