Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

19 Fev, 2015

MAS, O QUE É ISTO?

 

Isto é um país e uma Europa que endoideceram de vez. Sem qualquer espécie de presunção da minha parte, sou um dos poucos que sabem o que dizem. Porque há tanta conversa tonta que já ninguém se entente.

Começo pelos maiores da Igreja. É conhecida a frontalidade do Papa Francisco. Mas, como não podia deixar de ser, defende princípios, não ataca pessoas nem estados. Mostra a realidade que eles criaram.

Por cá, desde que me lembre, os bispos do Porto foram sempre vozes que estiveram do lado do povo. O atual, acaba de dizer que é tempo de dizer basta. O anterior, agora Cardeal Patriarca de Lisboa, já esqueceu o Porto.

Diz agora que os sinais de recuperação ainda não chegaram aos bolsos dos portugueses. Já ouvimos isto a muita gente. De um ex-bispo do Porto, pelo menos eu, esperava muito mais. E de um admirador do Papa mais ainda.

Da Europa vêm sinais de estupidez e de loucura. Juncker fala em algo que parece estúpido e Schauble parece balançar entre a cegueira e a loucura. Um fala de dignidade ofendida, o que para o outro é irresponsabilidade.

Um, está feliz por ver Durão pelas costas, o outro, consola-se com a presença de Maria Luís, sempre muito sorridente e emproada em Berlim. Ela, que há menos de duas semanas era incompetente. Agora, é exemplo.

Cavaco e Passos são dois admiradores incondicionais de Schauble. Para eles, Portugal, já não é de todo a Grécia, nem mais ou menos a Irlanda, mas uma Alemanha acabada de sair da guerra e em franca recuperação.

Toda a europa salvou a Alemanha, logo, também vai salvar Portugal. Os outros que se lixem. Até porque agora, como diz a ministra, o país já tem uma justiça célere. Graças a isso, já não há injustiças. Nem sequer justiça.

Mas, o que é isto, afinal? Isto é um exemplo acabado de que há estupidez e loucura por todo o lado. Mas, por cá, não. Há só um pormenor de que muitos se orgulham. Não somos como eles, mas levam-nos a reboque.