Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

afonsonunes

afonsonunes

11 Set, 2014

O ABADE DA MALCATA

 

 

Ultimamente o abade da Malcata tem-se preocupado muito pouco com a preservação do lince que, como se sabe, já esteve em vias de extinção. Agora, todo o seu tempo é dedicado à luta pela sua própria sobrevivência.

Quando se trata de sobreviver, é preciso lutar com unhas e dentes. Os dentes estão branquinhos e as unhas tão afiadas como as garras do lince. A luta tem de ser feroz, ainda que não condizente com a paz de um abade.

Por isso, tem de agir em contradição com a homilia pastoral. Esta, frequentemente, apela aos seus irmãos em Cristo, logo que os sente a desafiar as suas atividades guerreiras: isso fica-te muito mal, irmão!...

Esta espécie de censura, ecoa por toda a Serra da Malcata, de Penamacor a Sabugal, com ressonância por toda zona fronteiriça. Até o lince se refugia em Espanha, quando as orações do abade o incomodam.

Porque o abade é muito puro e não tolera que os seus interlocutores o contaminem, mesmo com a doçura das suas palavras. O abade é duro, lutador, agreste, sempre ao ataque. Na serra, até o abade é selvagem.

Mas, não tem alternativa: os seus fiéis querem-no assim. Principalmente, contra o irmão. Até a prima Judite, quando fala com ele, parece mais uma comadre, a acirrá-lo, enquanto a prima Clara, só quer que ele seja claro.

Depois, há outras primas e primos, que riem que nem uns tontinhos quando o abade se encontra com o irmão. Ridicularizam, gozam, festejam. Tudo porque levam isso a crédito dos seus ídolos, apesar de mais ridículos.

Quando os dois irmãos se atacam, para a primada toda, há um anjinho e um guerreiro. Ora, isso assim, é um desconsolo total. Se é luta, é para lutar. Ao murro, à cabeçada, a tiro ou à bomba. Senão for assim, desistam.

Essa primada toda, ficaria no céu sem eles. Tudo sossegadinho, caladinho, em que tudo corre calmo e sereno. Para quê falar de cenas tão tristes e inoportunas, que só dão para eles rirem. Que riam enquanto podem.

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.