Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

22 Mar, 2017

O holandês


Já vi escrito o nome daquele holandês que irritou os portugueses e outros europeus do sul, mas não consigo memorizá-lo e também não me apetece copiá-lo letra a letra. Muito menos pronunciá-lo, simplesmente, porque não quero fazer figura de urso.

Posso no entanto identificá-lo como presidente do Euro Grupo. Faço ideia das conversas que este sujeito tinha com o presidente da laranja nacional, de nome Pedro Passos Coelho. Vá lá que com o nome deste, não tenho papas na língua. Apesar de dar por mal empregue o tempo que demoro a pronunciar tanta sílaba.

Desconfio que tanta falta de categoria para as funções que um ainda desempenha, enquanto o outro já estará a gozar merecidas férias sabáticas, terá estado nos contactos que mantiveram em Bruxelas. Resta saber se foi Passos que o ensinou a ver assim os portugueses, ou se foi o holandês a contaminar o Coelho.

Carlos Encarnação, ajuizadamente, teve a lembrança de aconselhar o lider do seu partido a entrar nas tais férias sabáticas. Suponho que essas férias se iniciaram com o silêncio, no debate de hoje na AR. O ex-lider da Câmara Municipal de Coimbra, bem podia aconselhar o holandês a seguir o seu conselho a Passos.

E, no caso de ambos se encontrarem nessa situação, podiam dourar essas férias instalando-se numa qualquer ilha paradisíaca, sem pressas de regressarem aos seus países. Depois de longos debates a dois em paisagens tão estimulantes e regeneradoras, ambos passariam a ver os seus países e os dos outros, numa ótica bem mais humana e respeitosa das pessoas.