Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

05 Abr, 2017

O pedido de amizade


Os pedidos de amizade que circulam nas redes sociais são, no meu entender, a coisa mais estúpida que se pode pedir a alguém que não se conhece de lado nenhum. Julgo eu que a amizade nasce de uma relação entre pessoas, geradora de uma estima e entendimento mútuo que se vai cimentando ao longo do tempo.

Amizade é aquilo que não pode surgir de repente entre duas pessoas que se não respeitam, que vivem obcecadamente uma rivalidade que as transforma em inimigas permanentes, com insultos velados ou descarados, na defesa dos seus argumentos e interesses. Não basta pois que um deles diga que mais tarde vão ser amigos.

A menos que essa amizade seja do tipo daquela que se pede e se aceita no Face ou outro, cujo relacionamento se verifica entre dezenas, centenas, milhares ou milhões de amigos que só se conhecem através de uma foto, ou nem isso, e escrevem umas loas num espaço onde cabe tudo e onde todos dizem o mesmo.

Pois bem, JJ disse que um dia ainda vai ser amigo de RV. Realmente, JJ já teve muitos amigos que hoje são seus inimigos, no contexto das bossalidades que se lhe têm ouvido.Para se ser amigo de alguém, é indispensável, antes de mais nada, que se tenha respeito por essa pessoa. E isso é coisa que não tem tido.

PdC disse que já lhes fizeram o funeral muitas vezes. Aqui, o plural refere-se à obra dele e seus colaboradores. Quero crer que essa afirmação pretende dizer que ainda está vivo, ou então que já ressuscitou muitas vezes. Não quero especular sobre qual da duas verdades será a correta, nem qual delas lhe terá rendido mais amizades.

BdC disse que 'estão a meter-se com 3,5 milhões de pessoas'. Penso que ele quererá dizer que representa essa gente toda. E ainda, sobretudo, que quem se mete com ele, mete-se com os 3,5 milhões que ele julga seus fidelíssimos amigos. Que julga que o defendem, obviamente. Obviamente, também, que ele já se meteu com muito mais gente que aquela que o apoia.

Eu diria, mais, desejaria, que estas quatro pessoas fossem boas amigas, principalmente, quando quando têm microfones à sua frente. Porque, trabalho é trabalho e, fora dele, as conversas devem ser de homens sociáveis e sensatos. Podem dizer que eles dizem essas coisas em trabalho. Pois, mas que belos trabalhadores.