Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

19 Jan, 2015

O PIONEIRO

 

O ministro Mota Soares diz que quer ser pioneiro no combate ao desemprego de longa duração. É uma ideia que está perfeitamente de acordo com o seu hábito de ser pioneiro em muitas outras coisas.

Por exemplo, em mandar funcionários às centenas para a fatídica mobilidade que, segundo os entendidos, não é mais que mandá-los para o desemprego, arranjando assim alunos para frequentar cursos de meses.

Também já foi pioneiro em retirar subsídios a pessoas extremamente carenciadas, para dar essas verbas a outras entidades que lhes garantam uma sopinha e pouco mais, por dia. É um gestor de reais ‘pioneirices’.  

No fim de contas, essas pessoas, passaram de cavalo para burro, como diz o povo. Ou seja, de barriga encolhida, para barriga vazia. Mas, o senhor Mota, deixou a sua, para passar a andar em cima de muitos cavalos.

De cada vez que este ministro abana a cabeça enquanto fala, são mais umas tantas pessoas que lhe davam na cabeça, se pudessem fazer com que se mantivesse quieta e sossegada. Com toda a meiguice, é óbvio.

Como também é óbvio que ele é pioneiro naquele estilo de falar aos solavancos, apesar de a sapiência ser outro aspeto desse seu pioneirismo. Só lhe falta adotar o estilo discursivo dividido em pontos numéricos.

Este ilustre governante, pioneiro em tanta coisa, bem pode transmitir esse espírito inovador a todos os seus colegas e superiores. Todos precisamos disso. Para que o país não ande à trela de conselheiros do outro mundo.