O professor e os alunos
Castelo de Vide é a partir de hoje e até ao próximo fim de semana uma cidade universitária que bem podia receber as honrosas insígnias de universidade da laranjada. E muitas medalhas.
Os alunos têm a especial característica de aspirarem aos mais altos cargos da administração e governação do país. Obviamente que alguns, ou muitos deles, vão mesmo concretizar esse sonho.
Vão assim seguir as pisadas de ilustres professores desta já famosa universidade. Este ano com a especial participação do senhor doutor professor Aníbal de tão saudosa memória.
Quem melhor que ele para incutir nos jovens aspirantes a laranjas de sumo de primeira qualidade, aquela clarividência, aquela lucidez política e aquela seriedade que muitos llhe copiaram.
Portugal não o esquece, tal como fica desde já à espera com inusitada ansiedade, pelos novos doutores desta sensacional universidade. Portugal renasceu com ele e vai brilhar com eles.
Tal como já brilhou e está a brilhar com o brilhante Pedro, tanto no governo, como na oposição. Tal como fará o brilhante encerramento desta semana letiva que o país não dispensa.
De entre os muitos temas que farão do fecundo curso universitário uma suculência, estarão novas técnicas de apagar incêndios sem bombeiros e como se sai de uma bancarrota deixando o povo rico.
Aníbal e Passos com a incompreensível ausência de Assunção, constituem o trio por quem Porugal inteiro suspira. Com eles, o país não teria mortos, nem teria o negro das cinzas nos campos.