Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

22 Mai, 2014

O PS JÁ PERDEU

 

 

As últimas sondagens publicadas dão o PS como vencedor das europeias com quatro a sete pontos percentuais sobre a Aliança Portugal. É de salientar que o PS e Sócrates são a Aliança Oposição.

Esta coisa das alianças tem que se lhe diga. Se realmente houvesse uma Aliança Portugal, ela teria de ter características de uma União Nacional. Quando muito esta, será uma Mini Aliança Nacional.

Quem está à frente nas sondagens é a Aliança Oposição, constituída efetivamente pelo PS e Sócrates. Mas, não pode ignorar-se que há uma Grande Aliança, que engloba todas as outras forças políticas.

Só que as sondagens não fazem essa destrinça. O PS, com Sócrates ou sem ele, ganharia seguramente ao PSD. Pode vir a ganhar à união do PSD com o CDS. Mas perde perante a união da Grande Aliança.

Esta, só não engloba a extrema-direita portuguesa porque ela se escondeu em qualquer lado. Já tenho ouvido dizer que os extremos se tocam. Se assim for, admito que as extremas também se juntam.

Dizem as mesmas sondagens que a diferença é mínima entre o PS e a aliança. Eu diria que a diferença é abismal, mas ao contrário. A grande aliança quase esmaga aliança oposição. Estas sondagens…

Agora, se compararmos os resultados anteriores da mini aliança e da aliança oposição, com o que se prevê para agora, então a mini está a ficar micro. Por muito que se queira fazer vista grossa à realidade.

Deixando de parte as sondagens e as suas leituras e interpretações, esta campanha vale pelo peso de dois factos. Em Portugal não há mentirosos. Há Sócrates. Não há extrema-direita. Só esquerda.

Portanto, alegrem-se as hostes de todas as alianças. No domingo haverá motivos para todos festejarem. E um governo que sairá bastante reforçado. Ah! E um presidente feliz por estar tudo bem.