Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

afonsonunes

afonsonunes

 
O país está numa fase de evidentes melhorias, impensáveis ainda há bem pouco tempo. E é precisamente nesta fase que uma data de saudosos se arranham da ponta dos cabelos até às unhas dos pés, num estertor desesperado de ver que o tempo, o tempo deles, não há meio de voltar para trás.
E é também evidente que, à medida que esse tempo vai ficando cada vez mais longe, maior é a tentativa de usar todos os meios, mesmo os mais ilógicos e estapafúrdicos, para não se convencerem a si próprios de que nada nem ninguém pode dizer 'traz-me tudo o que eu perdi'.
Por isso mesmo, a vida deles se tornou muma amargura constante. Uma amargura que os leva a uma criatividade penosa, tudo fazendo para que a real e verdadeira criatividade que vai surgindo e de que o país precisa, seja desdenhada, pisada, ocultada e maltratada. E assim, só não conseguem dizer, 'tem pena e dá-me a vida'.
Sim, o que eles querem, não é esta vida que outros lhes dão. Ainda que seja a melhor vida possível para a generalidade dos portugueses. Mas eles não pensam nos portugueses. Eles pensam apenas neles e só neles. O que eles querem, e no que pensam dia e noite, 'é a vida que eu já vivi'.
Apesar do escasso tempo decorrido, eles são saudosistas extremistas do seu tempo. Todas as melodiosas recordações do seu tempo lhes trazem dolorosas saudades. Porque a recordação é saudade e, quantas vezes, as saudades são desenganos. E é deste tempo, que não volta pra trás, que saiem contradições odiosas.
Várias vezes, ao longo dos anos, tenho trazido aqui as semelhanças, tristes semelhanças, no que se passa no desporto e na política. Hoje, mais que nunca, são duas vergonhas nacionais a esbracejar lado. Há uma guerra sem quartel, onde os que perdem, querem que alguém os faça ganhar à força, tudo o que perderam. Afinal, o que é preciso, é tirar aos naturais vencedores, aquilo de que os perdedores não desistem.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.