Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

03 Jan, 2015

QUEM TVI E QUEM TV

 

Os ‘comenta notícias’ dos jornais online reagiram às declarações de Sócrates à TVI com a habitual inteligência que, de um modo geral, os caracteriza. Certos de que o caso só tem uma visão correta. A deles.

Uns, insistem na sua eloquência em termos de investigação, a deles, que não é mais que aquilo que ouvem de onde lhes soa melhor. Ao seu gosto. Outros, atiram-se aos articulistas que leem, e aos jornais que os aceitam.

Nunca se pode generalizar, e não o quero fazer. Felizmente, há aqueles ‘comentas’ com quem se aprende muito. Mas há os que comentam artigos que não leem e os que se limitam a dar pontapés na gramática.

Mas, toda a gente tem direito a ser feliz à sua maneira. Parece-me que a TVI soube interpretar o sentir de muitos dos seus telespectadores. Principalmente, os seguidores do comentador Marcelo, ao domingo.

Porque também se comentam os comentadores. E amanhã pela noitinha, se verá que bons ou maus motivos, encontrará o doutor Marcelo para falar aos seus seguidores, admiradores e críticos, sobre a iniciativa da TVI.

Sobre ela, diria que, quem TeVIu e quem TeVê. Que diferença daqueles tempos da Manelita e de agora com o Zé Alberto. É que, quem tem duas opções para analisar, é livre de escolher aquela que mais o convencer.

No meu modesto entender, a TVI tem hoje uma informação diversificada, isto é, para as várias correntes de opinião, e não aquela informação de sentido único, dirigida pelo poder, com o intuito de catequisar todos.

Pondo de parte as verdades e as mentiras que possam estar em causa, é sempre preferível ter de escolher aquela verdade, ou aquela mentira, em que cada um acredita verdadeiramente. Tudo o que é imposto não é nada.