Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

17 Ago, 2020

Ruis

Os Ruis
A atualidade portuguesa em termos de personalidades de quem se fala diariamente nas notícias, parece revelar uma certa predominância dos Ruis, em matérias dominantes como é o caso do futebol, da política, da justiça e outras de menor relevância mas igualmente interessantes.
E quando os casos assumem algumas susceptibilidades recorre-se a um Rui virtual para sacudir as moscas do casaco.
Não podia deixar de começar pelo insigne Rui Pinto de Costas dada a sua influência em todos os processos encravados na justiça, mais concretamente, nos domínios do dominante Rui Carlos Alex. De Costas tem, ou pensa-se que tem uma enorme relação de proximidade com o Rui Jorge Nuno.
Até podia pensar-se que se trata da mesma pessoa, Rui Jorge Pinto Nuno da Costa. Mas não. São apenas e só dois importantes ativistas do tal canal de televisão onde se falou muito e de há muito tempo, em toupeiras e outras espécies subterrâneas.
O Rui Carlos Alex aparece muito ligado a meios dessa espécie de justiça, tipo correio matinal, onde se fabricam grandes jogatanas combinadas entre canais e os Ruis Jorge Nuno e Pinto de Costas. Depois as coisas rolam e enrolam anos e anos nos mentideros à espera do salvador que tudo o indica, acaba de ser descoberto: o grande Rui Pinto de Costas.
Isto até parece uma grande derrota do mistério público que neste tipo de processos de grande complexidade se tem revelado um verdadeiro mistério altamente privatizado e indecentemente controlado. Como agora está na moda haver muito medo de represálias e receios de uma justiça de cegueiras, ninguém denunciava nada nem ninguém.
Ninguém denunciava nada nem ninguém mas eis que apareceu o Rui Pinto de Costas que pôs tudo e todos em alvoroço. E logo despertou o também denunciante corajoso e não medroso Rui Santos e Santos que demonstra saber tanto ou mais que o Pinto de Costas. E não precisa de ser contratado nem arrecadado por causa dos perigos de 'quem anda à chuva' molha-se.
Eu também sou Rui mas não sei da missa a metade. No entanto, já me constou que há quem julgue que eu sei mais de política que o Rui do Rio do Porto, agora do Tejo, perdão da Lapa, o tal que não sabe mesmo nada do nadar no mar da politiquice. Embora dê umas braçadas na piscina, desde que ela não tenha muitas ondas e não sejam muito compridas. Mas indubitavelmente sabe um pouco mais que o Rui do Largo do Caldas, que esse, coitado, só sabe pedir demissões de quem não conhece de lado nenhum e não lhe liga nenhuma.
Como estou no país em que a justiça não é cega, trago à luz do dia o juiz Rui Águia Rangel, ou Rui Águia Real que, comparado com todos os Ruis Pintos já referidos, mais todos os Ruis azuis e brancos do passado e do presente, é mesmo o único representante de uma justiça realmente cega na verdadeira acessão da palavra e do conceito.
Uma referência ao Rui Miguel Guimarões para lhe pedir que não se canse demais no Alentejo a estimular que colegas seus se dediquem à caça de socialistas, pois a caça é muito mais abundante entre os lares do norte, até porque aí pode escolher centenas de locais para fazer centenas de relatórios mais comoventes e mais despidos de trajes da cor que tanto lhe fere a vista.
Para terminar só duas palavrinhas aos dois grandes Ruis da atualidade nacional. Ao Rui Marcelo Rebelo uma saudação muito especial pela sua 'incansabilidade' diária e noturna e pelo fluxo informativo que arrepia muita gente: especialmente jornalistas e governantes. Ao Rui António de Costas a minha gratidão pelo seu jeito especial de contenção verbal em favor do seu superior Rui Rebelo. Apesar do nome ele é mesmo anti de Costas, contendo muitíssimo do que lhe vai na alma.