Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

afonsonunes

afonsonunes

22 Mar, 2014

TONTINHOS!...

 

 

Agora deu-lhes para se meterem com a língua e com a gramática, abusando das liberdades que ambas permitem. Mas todos os abusos têm limites e não convém que se habituem só porque são estrangeiros.

E nem o facto de serem investidores, ou dizerem que o são, os autoriza a meter medo a gente séria e honesta que, mesmo estando sempre alerta, corre o risco de se deixar ir na onda inadvertidamente. O que é normal.

Têm todo o direito de serem ignorantes mas não têm o direito de tentar por todos os meios, os deles, convencer os portugueses de que a palavra reestruturar significa perdoar. Sobretudo, tentar convencer os mais altos.

Se o medo contamina os mais altos, imagine-se como ficarão os mais baixos. Não adianta tentar depois mostrar a gramática onde se vê claramente que, reestruturar é uma coisa boa e perdoar é uma coisa má.

No meio disto tudo, onde estarão os tontinhos? Certamente que estão no estrangeiro a bater o pé pela sua ignorância reestruturada e contra qualquer tipo de perdão inventado, ainda não se sabe bem por quem.

Tudo porque há portugueses que se divertem a criar tontices com as palavras. Talvez seja uma questão de má-língua, ou de má linguagem. Sim, a culpa não é, de certeza absoluta, da maltratada língua portuguesa.

A culpa é daqueles portugueses que se esforçam demasiado por mostrar o contrário daquilo que escondem a todo o momento. Que são os mesmos que falam muito de clarificar, mas fazem tudo para turvar o que podem.