VÁ!... RUA!
Meus amigos, sois todos muito inteligentes, muito boas pessoas, tendes ideias fantásticas, fostes uns gestores com ótimos resultados, mas, agora está na hora de mudar de vida. Portanto, a porta de saída é aquela.
Isto é o que eu estou a pensar sobre os administradores da RTP e os seus amigos que tanto os elogiaram. Claro que eles não disseram aquilo, mas eu é que estou convencido de que, se bem o pensaram, melhor o fizeram.
Agora, porém, estou em crer que a nova administração, vai seguir a nova linha de ação, para a nova programação. E é muito fácil. É, deixar de competir com os brincalhões e brincalhonas das privadas. Não têm jeito.
Nos horários em que as privadas brincam, a RTP vai manter-se muito séria. Não tem brincalhões nem brincalhonas à altura das privadas. Vai criar programas em tons de laranja com Jardim, Relvas, Moita Flores e outros.
Mas sem politiquices. Aliás, nem estes, nem os que ainda por lá andam, ensinam alguma coisa a alguém. Não adianta estar sempre a bater na mesma tecla. Deixem isso para as privadas. Aí, é que é política mesmo.
Certamente que também vai acabar aquela escandaleira do Mendes e do Miguel, naquele mercado de ofertas e propagandas, com umas asneiradas à mistura. Toda aquela juventude, merece alguma dieta com seriedade.
E vai tê-la. Os apresentadores vão fazer o que melhor sabem: comer. As ‘meninas e o menino’, vão apresentar os telejornais. Porque não nos ameaçam com as canetas em riste, nem piscam o olho, nem são mímicos.
E os mais velhinhos, os telespetadores do programa cómico, vão fazer palavras cruzadas. É mais instrutivo e não precisam de aquecer as mãos a bater palmas. Quando as saudades apertarem, convidam-nos para jantar.
Os que sabem escrever, vão fazê-lo a tempo inteiro. Os que sabem ler sem gaguejar, vão contar histórias às criancinhas, para não assistirem às coisas que dão nas privadas. A partir das dez, miúdos e graúdos, cama com eles.
A noite é para as privadas. A política é com elas, as casas e as bailações é com elas, os debates e os deboches é com elas. É tudo para os que gostam de sonhar acordados. E é para os que andam com o sono sempre trocado.
Bom. Fica aqui uma pequena amostra do que, provavelmente, vai ser a nossa televisão. Eu apenas estou a tentar interpretar as esperanças e os desejos de quem nos quer dar melhor do que aquilo que temos tido.